domingo, 31 de maio de 2015

Inovações em energia solar buscam sustentabilidade

Imagem: Morguefile

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a demanda energética mundial irá crescer em um terço nos próximos vinte anos, sendo os países em desenvolvimento responsáveis por 90% desse crescimento. Os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) são a origem de grande parte da energia consumida no mundo. Apesar de seus reconhecidos efeitos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, esses combustíveis recebem subsídios da ordem de 6,5% do PIB global (US$ 5,3 trilhões), conforme estimativa do FMI. O cálculo inclui os danos causados pela poluição do ar ​​às populações locais e efeitos das alterações climáticas como inundações, secas e tempestades, informa matéria veiculada no Jornal GGN.

Diante dessa realidade, inovações revolucionárias estão em marcha para fazer frente à dependência energética mundial pelas fontes de origem fóssil. No dia 30 de abril, a Tesla, produtora de veículos elétricos por meio da Tesla Motors, lançou a bateria Tesla Powerall, que promete usar a energia solar para tornar as casas totalmente independentes da energia elétrica tradicional, baseada em combustíveis fósseis. A entusiasmante inovação já recebe críticas quando a sua viabilidade, como se observa nesta matéria do IDGNOW!

Apostando também na energia solar, a Caterpillar Inc. lançou este mês uma aliança estratégica com a First Solar para desenvolver microgrids fotovoltaicos para as cidades afastadas, minas, ilhas e instalações industriais nas áreas atualmente sem eletricidade. Segundo matéria do GreenBiz, as novas tecnologias de microgrid podem contribuir com o fornecimento de eletricidade para 19% da população mundial que hoje não têm acesso a esse recurso. No lado crítico, este texto aponta desvantagens dos painéis solares.

No âmbito dos transportes, a ampliação da oferta de energia elétrica de origem solar, renovável e defendida como sustentável, leva a se pensar na solução do carro elétrico. O carro elétrico e o papel do etanol diante desse mercado em ascensão será o tema do meu próximo post. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário