quarta-feira, 30 de março de 2016

18º Seminário de Mecanização

Teve início hoje, em Ribeirão Preto, o 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar, promovido pelo Grupo IDEA. O evento aborda temas relacionados ao processo de produção de cana e traz detalhes sobre os desempenhos operacionais de novas tecnologias, visando aumentar a produtividade e a competitividade das empresas do setor. Três sessões compõem a programação, com os seguintes temas:

1) Manutenção mecânica, pneus canavieiros e plantio mecanizado - Coordenador: Luiz Antônio Bellini (Bellmec)

2) Meio ambiente, colheita mecanizada e logística - Coordenadores: Dib Nunes Jr. (Grupo IDEA) e Humberto Carrara (Grupo São João)

3) Custos, gestão de frota, novas tecnologias e uso da palha - Coordenador: Luiz Nitsch (Sigma Consultoria Automotiva)

Programa de Regularização Ambiental

O Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado de São Paulo, regulamentado em 12 de janeiro de 2015 pelo Decreto n° 61.792, é um dos temas do Seminário. O Programa permitirá a restauração de mais de um milhão de hectares de áreas degradadas ou alteradas, ampliando a área de vegetação nativa em propriedades e imóveis rurais paulistas.

Conforme matéria do Portal do Agronegócio, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirma que a regulamentação, conduzida em conjunto com as Secretarias do Meio Ambiente e da Casa Civil, representa o empenho por parte do Governo paulista em buscar o equilíbrio entre a produção agropecuária e a preservação ambiental: “O PRA possibilitará a recomposição da vegetação nativa e a preservação das matas ciliares, das nascentes e do solo, garantindo uma agricultura sustentável ambiental e produtivamente, em harmonia com o meio ambiente”.

Ao lado dos benefícios ambientais e do suporte jurídico dado aos agricultores, o Programa pode representar dificuldades para produtores do setor sucroenergético, visto que seu cumprimento é obrigatório e complexo, acarretando custos ao produtor. É sobre esse tema a palestra do advogado e engenheiro agrônomo Paulo Daetwyler Junqueira no Seminário. Ele estima que os produtores rurais terão que arcar, ao todo, com cerca de R$ 1 trilhão para regularizar o passivo ambiental do país.

Junqueira recomenda que as usinas assessorem seus parceiros fornecedores de cana a buscarem a regulamentação ambiental, caso contrário as áreas serão embargadas. Sob embargo, a usina perderá a produção daquela área e a propriedade não poderá fazer financiamento. Além disso, informa matéria do Grupo IDEA, "com a implementação do Programa (...), Junqueira também observa que a área agrícola do estado, inclusive de produção de cana-de-açúcar, poderá ter uma redução. 'Como muitas vezes não será possível comprar uma área do vizinho para atender a legislação, o produtor terá que fazer uma reserva na própria área. Isso reduzirá a área plantada. Por isso, em muitos lugares o canavial vai ter que dar lugar a árvores', prevê o advogado".

Para solicitar a regularização dos imóveis pelo PRA, os proprietários rurais devem estar inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apresentar o Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA) no período de até um ano do início da implantação. A inscrição no CAR vai até o dia 6 de maio de 2016 pelo Sistema do Cadastro Ambiental Rural de São Paulo (Sicar-SP).

Junto ao Seminário acontece a Mostra de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, que reúne os principais lançamentos e equipamentos voltados à produção de cana-de-açúcar, e a entrega do Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola. O 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar termina amanhã. Mais informações em: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/18-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar

Nenhum comentário:

Postar um comentário